Tuesday, April 08, 2008

Quanto valem os Direitos Humanos?

A propósito do possível boicote aos Jogos Olímpicos de Pequim, ouvi ontem as palavras do Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso. Foi com incredulidade que o ouvi afirmar que é utópico pretender isolar a China pois ela é demasiado grande, e o mundo precisa dela.

Não está aqui em causa o boicote ou não, cuja eficácia até seria mínima, mas o verdadeiro alcance destas palavras. É raro um político ter esta coragem, de dizer abertamente que os interesses económicos estão acima dos direitos humanos. Fosse um qualquer país insignificante, pois viriam as sanções económicas, as declarações inflamadas sobre a obrigatoriedade de respeitar os direitos humanos, as ameaças de isolamento. Mas tratando-se de um país com mais de um bilião de consumidores, o discurso suaviza-se, outros valores entram em cena, afinal não convém incomodar o gigante.

No fundo, o que pesará na consciência o esmagar de um qualquer povo perdido nos Himalaias, comparado com a possibilidade de maltratar a nova galinha dos ovos de ouro? Pouco ou nada, certamente, e outras oportunidades haverão para os políticos manifestarem a sua faceta humanista, oportunidades que não mexam com a ordem vigente.

Pois a mim dói, quase tanto como o sentimento de impotência com que ouço as palavras e presencio os actos. Resta-me o desprezo absoluto para com essa raça que nos governa, e que quase nos faz esquecer que antes de consumidores somos pessoas.

2 comments:

Ka said...

Não ouvi o Durão a falar mas é execrável que a postura seja essa, por mais que saibamos que seria sempre. É o assumir que a vida humana pouco vale perante os interesses enocómicos...uma tristeza

Beijo

foryou said...

Coisas à Durão... sem legenda!


Chamou-me a atenção esse tópico aí em cima:"Espaço onde coloco as sensações que o mundo me provoca, através duma música, uma imagem, uma palavra. Sem destino, com o objectivo único de provar a mim mesmo que vale a pena pensar que existo..."
Vale mesmo a pena!!!
"saber que posso partir do zero, corrigir os erros, consertar os estragos"
A isso eu chamo viver!!