Friday, February 22, 2008

Quanto vale uma vida?

41 segundos, é a resposta. Pelo menos a avaliar pelo comportamento que frequentemente presencio na Estação de Comboios do Cacém. 41 segundos é o tempo que demora um comboio a abandonar a estação, deixando o caminho livre para as pessoas atravessarem em segurança para o outro lado. No entanto, são inúmeros os indivíduos que arriscam a vida, correndo à frente do comboio para poderem poupar 41 segundos.

Algo está mal nesta situação. Quando o Homem nega o seu instinto mais primário, o da sobrevivência, para poder poupar tempos ridículos, é sinal que os nossos valores estão enfermos. Quem nunca sentiu que arriscou por nada, fosse por ter atravessado com o sinal vermelho, fosse por ter feito uma ultrapassagem mais ousada, fosse pelo que fosse?

Estará o valor da vida humana tão em baixo que nos damos ao luxo de a pôr em jogo por insignificâncias? Talvez seja chegada a hora de repensarmos o que andamos cá a fazer, porque certamente não é para sermos tão levianos com a dádiva que nos foi concedida.

Aproveitem a vida!
Rafael

3 comments:

Z said...

Como se costuma dizer, mais vale perder 5 minutos da vida, do que a vida em 5 minutos...
Mas haverá sempre quem desafie a própria morte, pensando que se pode rir dela para sempre.

O ser humano é inconsciênte em muitas coisas, e essa é uma delas. Temos de dar um desconto.

beijos

Ka said...

Sabes o que é? Normalmente só damos valor ao que não temos e nem percebemos que a vida é O bem mais precioso que alguma vez teremos.
O grande problema é que no exemplo que apresentas, se a coisa não correr bem lá se foi a vida à viola e não há volta atrás (bem...pelo menos que eu tenha conhecimento)

Gostei deste texto :)

Beijo e um excelente fim-de-semana

Gata Verde said...

Acusam-me de ser medrosa,mas mais vale ser cautelosa do que perder aquilo que mais prezo,a vida.

Beijinhos e boa semana